terça-feira, 4 de junho de 2013

Aprendizagem por Condicionamento

4 -     Conceitue reforço positivo, reforço negativo, punição e extinção de comportamento.


Reforço positivo é o aumento da probabilidade de um comportamento pela presença (positividade) de uma recompensa (estímulo). O reforço negativo também aumenta a probabilidade de um comportamento pela ausência (retirada) de um estímulo aversivo (que cause desprazer) após o organismo apresentar o comportamento pretendido. O que difere um reforço positivo de um reforço negativo é que o primeiro consiste em inserir um estímulo reforçador no ambiente e o segundo consiste em retirar um estímulo aversivo.
Punição é um processo no qual se reduz a probabilidade de determinada resposta voltar a ocorrer através da apresentação de um estímulo aversivo, ou a retirada de um estímulo positivo após a emissão de determinado comportamento indesejado numa terapia comportamental (a teoria comportamental, antes de tudo, foi uma das primeiras teorias psicológicas a reconhecer os efeitos indesejados da punição no sentido popular do termo, e prescrever alternativas científicas para controle e manipulação de comportamentos nocivos à saúde, indesejáveis e/ou ampliar nossa capacidade de ensino-aprendizagem com a reflexão e experimentos que produziu sobre esse processo).
Punição acontece quando é apresentado um reforçador negativo diante de um comportamento não desejado. Para Skinner a punição é facilmente confundida com o "reforço negativo", e algumas vezes chamado de “controle adversativo”.
Extinção é quando a emissão de respostas a determinado comportamento deixa de existir. Segundo Skinner quando o comportamento entra em extinção a tendência é que ocorra um aumento na emissão destes comportamentos. Extinção, segundo BOCK, FURTADA e TRASSI (2002, p.52) “É um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada. Como consequência, a resposta diminuirá de frequência e até mesmo poderá deixar de ser emitida”.  Assim a omissão de reforço é o procedimento para se obter o declínio gradual de uma resposta condicionada, ou seja, a “extinção”. Segundo WHALEY e MALOTT (1980, p.54), “O procedimento de extinção consiste em suspender o reforço para uma resposta condicionada. O comportamento em extinção típico consiste num decréscimo gradual na frequência da resposta ate que ocorra, no máximo, com a frequência apresentada antes do condicionamento”. Assim, “extinção” é o que acontece quando o comportamento não é reforçado e tende a desaparecer. Um comportamento condicionado a uma recompensa enfraquece e pode desaparecer quando a recompensa não é fornecida.










Jéssika Évellin - Relações Públicas

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