terça-feira, 4 de junho de 2013

Aprendizagem por Condicionamento

6-       Cite 3 contribuições e/ou exemplos do Condicionamento Clássico e 3 contribuições do Condicionamento Operante, aplicados em sua profissão e/ou no cotidiano.


Exemplos Condicionamento clássico:

  • “Minha primeira namorada adorava cebolas. Por isso, passei a associar o bafo de cebola a beijo. Não demorou muito para que o simples cheiro de cebola fizesse uma corrente subir e descer por minha espinha. Ah, que sensação!”.


1º. Beijo ardente (estímulo incondicionado)- à excitação sexual (resposta incondicionada)
2º. Hálito de cebola (estímulo condicionado) + beijo ardente (estímulo incondicionado) -> excitação sexual (resposta incondicionada).
3º. Hálito de cebola (estímulo condicionado) ->Excitação sexual (Resposta condicionada)


  • "(...) o aluno pode também ser condicionado a ter medo da matemática, ciências, ortografia ou qualquer outra disciplina escolar. As resposta autónomas como o suor, ritmo cardíaco acelerado ou sentimentos difusos de ansiedade, podem ser condicionados por certos indícios, que acabam por ficar associados a vários aspectos do contexto escolar. As crianças que foram condicionadas a ponto de ficarem literalmente paralisadas de medo ao verem um problema de matemática, provavelmente não irão conseguir aprender matemática. Podem tentar aprender a disciplina, mas devido a um desconforto perturbador não o conseguirão. Não significa que os professores criem deliberadamente estes medos, mas podem, sem querer, preparar o cenário para o condicionamento."

Ainda voltando ao exemplo da matemática, o que por vezes pode acontecer é que os próprios professores têm medo (condicionado) da matemática, e, involuntariamente, transmitem-na aos alunos através da maneira como dão a aula.
Serve isto para mostrar que nós, futuros professores, deveremos ter em atenção a nossa prática pedagógica de forma a não criar nos nossos alunos más impressões acerca da nossa "namorada" (disciplina leccionada) sob pena de esta ser odiada pelo resto da vida do aluno.

  • A contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos; a salivação provocada por uma gota de limão colocada na ponta da língua; o arrepio da pele quando um ar frio nos atinge; as “lágrimas de cebola”, etc.

Exemplos Condicionamento Operante:

  • O indivíduo punido pode depredar equipamentos, prejudicar programas, sumir com documentos. A punição deve ser muito bem pensada.

Punição tipo I: aplicação de um estímulo aversivo com a finalidade de eliminar um comportamento indesejável. Multas, demissões ou qualquer outra penalidade são estímulos aversivos.
Punição tipo II: é a retida de um estímulo reforçador, visando à eliminação de um comportamento indesejado. Ex. a pessoa que chega atrasada será descontada no salário, ou deixará de receber uma determinada bonificação.

  • Caso o aluno tiver boas notas recebe um elogio..

  • Reforço positivo: 

          Exemplo: 
          i. Se o pombo tocar a campainha recebe alimento suplementar;

          ii. Se o aluno tiver boas notas recebe um elogio;

  • Reforço negativo: 

          Exemplo: 
          i. Se o rato puxar a alavanca deixa de levar choques eléctricos;
          
          ii. Se o doente tomar os comprimidos deixa de sentir dores;

(http://www.mat.uc.pt/~guy/psiedu2/skinner.pdf)


Jéssika Évellin - Renê Arantes - Evellin Santos

Um comentário:

  1. Blogueiros(as)

    O Blog de vocês - APRENDIZAGEM POR CONDICIONAMENTO ficou ótimo, diversificado, bonito layout, bem ilustrado, vídeo e ilustrações muito coerentes e contemplaram todos os tópicos sugeridos sobre Aprendizagem por Condicionamento.
    PARABÉNS!! Recomendo a navegação!

    Ah, torço ainda para que a criação deste blog represente possibilidades de discussão, de participação, de troca de ideias sobre a motivação, a aprendizagem e outros temas, além de ser um ótimo espaço de comentários e de interação com as pessoas.

    Abraço,

    ResponderExcluir