6- Cite 3 contribuições e/ou exemplos do
Condicionamento Clássico e 3 contribuições do Condicionamento Operante,
aplicados em sua profissão e/ou no cotidiano.
Exemplos Condicionamento clássico:
- “Minha primeira namorada adorava cebolas. Por isso, passei a associar o bafo de cebola a beijo. Não demorou muito para que o simples cheiro de cebola fizesse uma corrente subir e descer por minha espinha. Ah, que sensação!”.
1º. Beijo ardente (estímulo incondicionado)- à excitação sexual
(resposta incondicionada)
2º. Hálito de cebola (estímulo condicionado) + beijo ardente
(estímulo incondicionado) -> excitação sexual (resposta incondicionada).
3º. Hálito de cebola (estímulo condicionado) ->Excitação
sexual (Resposta condicionada)
- "(...) o aluno pode também ser condicionado a ter medo da matemática, ciências, ortografia ou qualquer outra disciplina escolar. As resposta autónomas como o suor, ritmo cardíaco acelerado ou sentimentos difusos de ansiedade, podem ser condicionados por certos indícios, que acabam por ficar associados a vários aspectos do contexto escolar. As crianças que foram condicionadas a ponto de ficarem literalmente paralisadas de medo ao verem um problema de matemática, provavelmente não irão conseguir aprender matemática. Podem tentar aprender a disciplina, mas devido a um desconforto perturbador não o conseguirão. Não significa que os professores criem deliberadamente estes medos, mas podem, sem querer, preparar o cenário para o condicionamento."
Ainda voltando ao exemplo da matemática, o que por vezes pode acontecer é que os próprios professores têm medo (condicionado) da matemática, e, involuntariamente, transmitem-na aos alunos através da maneira como dão a aula.
Serve isto para mostrar que nós, futuros professores, deveremos ter em atenção a nossa prática pedagógica de forma a não criar nos nossos alunos más impressões acerca da nossa "namorada" (disciplina leccionada) sob pena de esta ser odiada pelo resto da vida do aluno.
- A contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos; a salivação provocada por uma gota de limão colocada na ponta da língua; o arrepio da pele quando um ar frio nos atinge; as “lágrimas de cebola”, etc.
Exemplos Condicionamento Operante:
- O indivíduo punido pode depredar equipamentos, prejudicar
programas, sumir com documentos. A punição deve ser muito bem pensada.
Punição tipo I: aplicação de um
estímulo aversivo com a finalidade de eliminar um comportamento indesejável.
Multas, demissões ou qualquer outra penalidade são estímulos aversivos.
Punição tipo II: é a retida de um
estímulo reforçador, visando à eliminação de um comportamento indesejado. Ex. a
pessoa que chega atrasada será descontada no salário, ou deixará de receber uma
determinada bonificação.
- Caso o aluno tiver boas notas recebe um elogio..
- Reforço positivo:
Exemplo:
i. Se o pombo tocar a campainha recebe alimento suplementar;
ii. Se o aluno tiver boas notas recebe um elogio;
- Reforço negativo:
Exemplo:
i. Se o rato puxar a alavanca deixa de levar choques eléctricos;
ii. Se o doente tomar os comprimidos deixa de sentir dores;
(http://www.mat.uc.pt/~guy/psiedu2/skinner.pdf)
Jéssika Évellin - Renê Arantes - Evellin Santos
Blogueiros(as)
ResponderExcluirO Blog de vocês - APRENDIZAGEM POR CONDICIONAMENTO ficou ótimo, diversificado, bonito layout, bem ilustrado, vídeo e ilustrações muito coerentes e contemplaram todos os tópicos sugeridos sobre Aprendizagem por Condicionamento.
PARABÉNS!! Recomendo a navegação!
Ah, torço ainda para que a criação deste blog represente possibilidades de discussão, de participação, de troca de ideias sobre a motivação, a aprendizagem e outros temas, além de ser um ótimo espaço de comentários e de interação com as pessoas.
Abraço,