1. Conceituando aprendizagem:
Aprendizagem é um processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos,
comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado
de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação.
A mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores
emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre
estruturas mentais e o meio ambiente. Tal processo pode ser analisado através
de diferentes perspectivas, com diferentes teorias de aprendizagem.
Aprendizagem: uma das funções mentais mais importantes em
humanos e animais.
2. Explique os conceitos de condicionamento clássico e operante. Cite as suas diferenças.
O Condicionamento Clássico foi desenvolvido pelo fisiologista russo Ivan Pavlov. O experimento que elucidou a existência do condicionamento clássico envolveu a salivação condicionada dos cães. Pavlov fez uma experiência envolvendo um cão, uma campainha e um pedaço de carne. Ele percebeu que quando o cão via o pedaço de carne, ele salivava. Cachorros naturalmente salivam por comida; assim, Pavlov chamou a correlação entre o estímulo não condicionado (comida) e a resposta não condicionada (salivação) de reflexo não condicionado. Também começou a tocar a campainha (estímulo neutro) quando ia mostrar o pedaço de carne. Rapidamente o cão passou a associar a carne com a campainha, salivando também toda vez que ela era tocada. Pavlov previu que se um estímulo particular sonoro estivesse presente para os cães quando estes fossem apresentados à comida, então esse estímulo pode se tornar associado com a comida, causando a salivação; anteriormente o estímulo sonoro era um estímulo neutro, visto que não estava associado com a apresentação da comida. A partir do momento em que há o pareamento de estimulações (entre som e comida), o estímulo deixa de ser neutro e passa a ser condicionado. Ele referiu a essa relação de aprendizagem como reflexo condicionado do sistema de punição-recompensa (ou Behaviorismo de Pavlov) e que levou ao desenvolvimento e aplicação em diversas áreas, como comportamento, educação, psicologia, psiquiatria, direito, relações humanas, gestão empresarial, treinamento, policiamento, urbanismo e várias outras. O condicionamento clássico é um estímulo puramente externo e foi importante no sentido de explicar a associação de um estímulo a outro. Assim, esse tipo de condicionamento é importante para explicar a associação (positiva ou negativa) que um consumidor faz de uma marca, por exemplo. Também possibilita o entendimento de coisas comuns do nosso dia a dia, como o barulho de um despertador, que por si só não significa nada, mas nós relacionamos aquele barulho ao objetivo de acordar em um determinado momento.
O Condicionamento Operante foi criado pelo escritor e psicólogo Burrhus Frederic Skinner. Este se refere ao procedimento através do qual é modelada uma resposta no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afeta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura, gera outros efeitos colaterais. No comportamento operante, o ambiente é modificado e produz consequências que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrência futura semelhante. É um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento - um processo que Skinner chamou de modelagem. O instrumento fundamental de modelagem é o reforço - a consequência de uma ação quando ela é percebida por aquele que a pratica.
Os dois conceitos estão essencialmente ligados à fisiologia do organismo, seja animal ou humano. O comportamento operante ocorre sem qualquer estímulo antecedente externo observável é um mecanismo que premia uma determinada resposta de um indivíduo até ele ficar condicionado a associar a necessidade à ação, é o hábito gerado por uma ação do indivíduo.
Para o behaviorismo em geral, o reforço pode ser positivo (uma recompensa) ou negativo
A resposta do organismo parace ser espontânea, ou seja, não realcionada com qualquer estímulo observável conhecido. Isso não significa que não haja um estímulo que elicite a resposta, mas que não é detectado quando ocorre a resposta. No entanto, na visão do observador, não existe estímulo porque ele não aplicou e não consegue vê-lo.
Condicionamento Operante |
Condicionamento Clássico |
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